Ferramenta de aviso emergencial em celulares está fora do ar por suspeita de ataque hacker. Temporal já provocou alagamentos, quedas de árvores e abertura de crateras.
A Grande São Paulo enfrenta desde terça-feira (23) uma chuva persistente que já provoca transtornos em diferentes regiões, enquanto o sistema de alertas emergenciais da Defesa Civil permanece suspenso. A ferramenta que envia mensagens diretamente aos celulares da população teve funcionamento interrompido por determinação do governo federal após suspeita de invasão hacker na madrugada do sábado (20).
A suspensão foi definida pela Defesa Civil Nacional, responsável pela gestão da plataforma, enquanto são conduzidas investigações e adotadas medidas para reforçar a segurança do sistema. O órgão afirma que segue monitorando as condições meteorológicas e divulgando orientações por canais oficiais.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, junho registra até agora 113,6 mm de precipitação – o equivalente a 136,7% da média histórica para o mês, que é de 48 mm. Em apenas 24 horas, a capital já recebeu cerca de metade da chuva prevista para todo o mês.
Na Zona Leste da capital, ruas da Vila Mendes, na Vila Prudente, ficaram alagadas desde a noite de terça, especialmente nas proximidades do córrego do Oratório. Embora o nível da água tenha baixado na manhã desta quarta, ainda havia vias com pontos de alagamento.
A região metropolitana também acumula volumes expressivos de chuva, cujos efeitos são sentidos em diferentes cidades. Em Cajamar, uma cratera se abriu na noite de terça e engoliu parcialmente um carro. O Corpo de Bombeiros informou que o motorista foi retirado por moradores antes da chegada das equipes e não houve feridos.
Situação semelhante ocorreu em Ribeirão Pires, onde outro carro caiu em um buraco que se formou após o asfalto ceder durante a chuva. O caso aconteceu na Rua Pedro Mozelli, no Parque Aliança. De acordo com a prefeitura, não houve vítimas e a via passa por obras de drenagem. O local foi isolado para avaliação técnica.
Dados do Corpo de Bombeiros indicam que, entre a meia-noite e a manhã desta quarta-feira, foram registradas ao menos nove ocorrências de quedas de árvores e um caso de desabamento na Grande São Paulo.
Mesmo sem o sistema de alertas emergenciais, os órgãos públicos orientam a população a acompanhar as atualizações por canais oficiais e adotar medidas de precaução, como evitar áreas de risco e vias alagadas.
A manhã segue com tempo fechado, chuva intermitente e temperaturas baixas. A mínima média foi de 12°C, com registro de 9,4°C em Parelheiros, na Zona Sul. A máxima não deve passar de 14°C, o que pode confirmar o dia mais frio do ano, segundo o CGE.
A tendência é de continuidade das chuvas nos próximos dias, ainda que com menor intensidade. A previsão indica precipitações fracas a moderadas na quinta-feira (25) e pancadas isoladas na sexta-feira (26), mantendo a sensação de frio e a umidade elevada.
Fonte: G1






